sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fabricação de Vegetais em Conserva.

MAQUINARIO - EQUIPAMENTOS FABRICAR-CONSERVAS DE VEGETAIS
Pequenas-Fábricas Pickles- Curtidos – Vegetais - Hortalizas etc.




Desenvolvemos para vocês, uma proposta para montagem de uma pequena fábrica de Conservas de Vegetais, com seus equipamentos básicos para iniciar um empreendimento de pequeno porte. Esta unidade e aplicativa para fabricação de Curtidos, Pickles, Hortaliças, Vegetais e incluído frutas em conserva, tanto para sua conservação em vinagre, água e sal, azeites, ou em almíbar.
Este material de informação foi extraído do “Manual de Fabricação e Montagem para Pequenas Fabricas de Conservas” é propriedade do Salon Emprendedor.

A Unidade que aqui recomendamos, tem uma capacidade de 40 Kg/x Carga. Incluímos alguns recursos de montagem que acreditamos ser vital para o processo de criação e montagem de uma pequena fabrica de Conservas, com critérios adequados para qualquer tipo de empreendimento que seja objeto de seu desafio de empreender.

MAQUINAS E EQUIPAMENTOS DE FABRICAÇÃO E RECURSOS NECESÁRIOS DE MONTAGEM.

01. Um Lavador de Vegetais: Este equipamento é essencial para obter vegetais desinfetados e limpos para o processo, recomendamos que seja em aço inox equipado com três pias montadas sobre uma estrutura metálica, para os processos de: a) banho por imersão clorada, c) escovagem de vegetais, c) lavador de enxágüe final dos frutos para retirada do excesso de cloro. Cada pia deve conter duchas individuais e com seus respectivos deságües. A unidade deve comportar uma capacidade de carga no processo, de 40/50 kg de hortaliças por ciclo. Dimensões: 2.25/2.40 mts de largura, para que possa atender as necessidades.

02. Cortadores de Vegetais: Sugerimos que sejam dois cortadores de vegetais um com pedestal para corte em cubinhos ou fatias e outro que seja de bancada, para os diversos tipo de cortes, ambos podem ser com acionamento manual, y com seus moldes de corte respectivos para diversos tamanhos e com medidas intercambiáveis, estes equipamentos são fundamentais para a preparação e apresentação visual dos cortes e que melhoram realçando seu produto final.

03. Tanques ou Tachos para Escaldar Vegetais: O Cozinhador de Vegetais o tacho para escaldado, é equipado com uma unidade de calor a gás ou elétrico, é utilizado para o escaldagem por fervor e com a imersão dos vegetais, é acoplado a este equipamento, uma cesta metálica e perfurada para a eficacia do processo de imersão em água fervida. Seu tempos de escaldado varían com o tipo de vegetais, mais geralmente são entre 1 a 3 minutos por operação. O processo de escaldar os vegetais, é usado para desativar enzimas e toda a carga microbiana, geralmente o conteúdo dos produtos, sejam hortaliças, vegetais ou frutas.

O escaldado melhora e acentua a cor dos produtos e desativa a carga microbiana contida neles. Este procedimento realizado no processo de fabricação é vital para a conservação por mais tempo dos produtos envasados, ajudando para manutenção de cor, sabor e consistência dos vegetais.

04. Resfriador de Vegetais: Em nosso processo recomendamos aqui o uso de este equipamento, com o qual permite resfriar rapidamente os vegetais escaldados em água quente, submergindo em água fria, a fim de ,recuperar sua rigidez e cor. E recomendável para apoiar o resfriamento, o uso de gelo na água, a fim de manter a água gelada. Cabe destacar, que ao igual que o equipamento anterior, é é possível substituir este resfriador ou acrescentar um novo com capacidades maior e funcionamento mais complexo porém a principio, estes equipamentos cumprem muito bem sua função, o que é importante para esta etapa de implantação, que permite iniciar o empreendimento.

05. Equipamento para Pasteurizar: Unidade que possa ser utilizado também para esterilizar embalagens de vidros, e aqui usado para pasteurizar a produção. E uma selagem a vapor de vácuo, feito por banho maría, onde os potes ou frascos com os vegetais já acomodados e com todos seus ingredientes para apresentação, estes são selados e postos totalmente submergidos em água e fervidos a banho Maria por um período de 14/16 minutos no caso de potes de 250 ml e de 30/35 minutos em frascos de até 500 ml. Este permitirá assegurar assim, uma selagem segura, conseguindo com este processo, conservação e durabilidade do produto final. Equipamento com acionamento elétrico 110/220 volt o por uma fonte calórica a gás, com controle de temperatura e termostato de regulação. Capacidade para 24/48 frascos por processo, cujo qual já seria adequado para esta pequena fábrica.

06. Balança Elétrica Digital: Essencial para as operações de medir rendimentos, e as matérias primas em todo o processo, assim como a pesagem dos produtos finais a serem conferidos para sua embalagem definitiva, essencial para atender as normativas de pesagem de conteúdos nas embalagens e as leis de proteção ao consumidor.
Para esta pequena fábrica será recomendada uma balança que cubra de 05 gramas até 5kg para pesos de matérias primas no processo,

07. Área de Instalação: Pela pratica de implantação de inúmeras unidades deste porte já instaladas em toda América Latina durante mais de 10 anos de existência do Salon Emprendedor, podemos sugerir que a área recomendada é de aproximadamente 22/24 metros quadrados, sem incluir área escritório, são necessários piso laváveis, bancadas de cerâmica ou aço inox de 2.50/3.50 de largura e de 0.50/0.60 de comprimento da parede. O fluxo-grama de instalação, deve seguir um fluxo em “U” desde a recepção até a expedição dos produtos, suas paredes devem ser laváveis e o setor de preparação das matérias primas, assim como o processamento, deve ser coberto como mínimo por 1.50 mts de azulejos. Cada país possui suas normativas. verifique em se seu país segue esse mesmo critério adotados para as micro industrias.

RECOMENDACIONES PARA OS RECURSOS DE MONTAGEM

08. Tecnologia de Fabricação: Colocamos este item nesta lista, por razões obrigatórias, já que é muito comum a “improvisação empreendedora”, que estima que comprando um par de maquinas, já se possui uma fábrica, Isto é a garantia de fracasso de qualquer empreendimento. Nossa experiência de acompanhamento empresarial nos faculta como testemunha presencial deste tipo de catástrofe de investimentos de tempo e dinheiro.

Nossa sugestão técnica e lógica é que: A não contar com este item é melhor não iniciar o empreendimento, porque certamente amargará uma longa lista de empreendedores, que estão com seus equipamentos encostados em uma garagem, ou tiveram que vendê-los por menos da metade do preço que pagarão a outros empreendedores, como o mesmo sonho que quem sabe terão outro destino. Porque a final de contas, seu negocio será fabricar produtos, e se não consegue fabricar com padrão de qualidade aceitável, utilizando-se de improvisação na produção, será um espiral constante, de só administração de problemas e não de soluções produtivas.

9. Experiência ou Preparação Empreendedora. Este item,é necessário e muito importante para agregar, porque lembre que os equipamentos, eles apenas são parte da implantação. Porque quem vai fazer eles funcionarem são o mais importante ou seja o Empreendedor!
Acredite este é o melhor conselho, temos muitos anos de experiência no acompanhamento e formação de empreendedores e nossa recomendação ou então trabalhar em sua capacitação para a pratica empresarial baixo uma consultoria de acompanhamento ou ingressar a incubadora de empresas.

S A L O N   E M P R E N D E D O R 
Brasil – Argentina – Paraguai – Chile – Equador - Venezuela
Sede: São Paulo-Brasil
Tel:55-11-2805-1262
Fax:55-11-2805-1262
Tel. 55-13-3029-0607
Tel: 55-13-3596-6809
e-mail:
salonemprendedor.br@gmail.com
MSN: salonemprendedor@hotmail.com
Skype:
salon.emprendedor.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário